logo

Alto Araguaia fica em segundo lugar no Prêmio Cidades Inovadoras


Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Alto Araguaia fica em segundo lugar no Prêmio Cidades Inovadoras

Marcos Cardial

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi destaque na 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, iniciativa do Governo de Mato Grosso organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O reconhecimento conta ainda com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e com o apoio do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Alto Araguaia ficou em segundo lugar na categoria B, destinada a cidades entre 10.001 e 25.000 habitantes, com o projeto “Coleta, Reutilização, Reciclagem e Destinação Correta de Equipamentos Eletrônicos e Baterias Usadas”, desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente e campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A iniciativa busca reaproveitar materiais, placas e componentes de eletrônicos para a criação de novos produtos, além de fomentar a produção de conhecimento científico, e realizar a destinação correta de materiais que poderiam contaminar o meio ambiente do município.

Ao todo, 35 cidades de Mato Grosso inscreveram projetos nesta edição do prêmio, sendo permitido apenas um por município. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (08.09.25), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. O Prêmio Cidades Inovadoras tem como objetivo estimular soluções sustentáveis, com impacto social, ambiental e econômico, fortalecendo o desenvolvimento municipal. 

A segunda colocação de Alto Araguaia assegurou ao município Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) — que disponibiliza consultores técnicos especializados para apoiar o desenvolvimento dos projetos — e imersões no Smart City Week Curitiba.

Na apresentação cerimônia de premiação estiveram presentes o analista administrativo da Secretaria de Administração, Maximilian José Beijo Gonsalez; as secretárias municipais Kátia Simone Almeida (Educação e Cultura) e Virgínia Machado (Agricultura e Meio Ambiente); o diretor político pedagógico do Campus da Unemat de Alto Araguaia, Caio César Inside de Abreu; o pesquisador Delcino Leandro Artico, os professores Fernando Yoiti Obana; Carlos Alex Sander Juvêncio Gulo; Lucas Kriesel Sperotto e Max Robert Marinho.

A premiação obtida por Alto Araguaia foi muito comemorada.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?